segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Quem são os Adventistas do 7º Dia?

www.lojacacp.com.br
QUEM SÃO OS ADVENTISTAS DO 7° DIA?
Pr. Vandeir Ribeiro
A Igreja Adventista do 7° Dia, desde 1844 até nossos dias, tomou-se internacionalmente reconhecida por alguns milhões de adeptos que professam uma fé resultante da mescla de ensinamentos judaicos e preceitos cristãos. O sabatismo apregoado por seus prosélitos expandiu-se e continua crescendo em razão de não examinarem a fundo as origens dos dogmas dessa seita. Quem quer que pesquise os livros de Ellen G. White com intenção imparcial de apurar os fatos teológicos à luz da Palavra de DEUS, não conseguirá permanecer nas fileiras do adventismo, tal a gama de aberrações doutrinárias advogadas por esta seita. O adventismo alicia e mantém adeptos por meio de "terrorismo psicológico", uma tática deveras eficaz, também empregada pelas demais seitas. Os escritos de Ellen G. White, que os adventistas têm como inspirados tanto quanto a Bíblia, são carregados de contradições, heresias e falsas profecias. Os adventistas chegam a declarar que crêem que Ellen G. White fOI inspirada pelo ESPIRITO SANTO, e seus escritos, o produto dessa inspiração, têm aplicação e autoridade especial para os adventistas. Eles negam que a qualidade ou grau de inspiração dos escritos de E. G. White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas, ou seja, eles dividem a autoridade da Bíblia, a legítima Palavra de DEUS, com os escritos de uma mulher falível, cheios de contradições, heresias e falsas profecias; o que você pode comprovar comparando os seguintes textos:
a) Primeiros escritos pág. 182 com Seventh Day Adventist Bible Commentary voI. VII-A, pág. 1150;
b) Mensagens aos Jovens pág. 36 com Fundamentos da Educação Cristã pág. 483;
c) Primeiros Escritos pág. 227 com Medicina e Salvação pág. 54;
d) Primeiros Escritos pág. 36 com SDABC voI. VII pág. 913;
e) Primeiros Escritos pág. 35 com Conflito dos Séculos voI. III pág. 135;
f) No livro o Grande Conflito no capítulo 33, E.G. White chama os pastores evangélicos de agentes de satanás porque pregam a existência do inferno e que a alma sobrevive à morte (mais adiante vamos ver que os pastores estão certos e que ela está errada).
Por outro lado a Bíblia não se contradiz e é infalível (10 10:35) e jamais passará (Mt 24:35).
Decalogolatria
Ellen G. White fundadora da seita dos adventistas do 7° dia, afirma em um de seus livros (M. M. 19.5.6, pág. 56) que, "Não há em qualquer parte da Bíblia um preceito moral ordenado que não tenha sido escrito com-o dedo de DEUS em sua santa lei nas duas tábuas de pedra. Uma cópia foi dada a Moisés no Monte Sinai".
Toda seita pseudo-cristã, à semelhança desta, trabalha assim: Pegam um texto bíblico isolado, fora do contexto e usam como base para sua doutrina. Passando a citar o texto sempre que acham necessário para justificar suas afirmações. Não é necessário muito esforço para entendermos a presunção e a mediocridade desta falsa profetisa do século atrasado. Mencionaremos somente um mandamento que não consta do Decálogo e é um preceito moral: A ordem do Senhor JESUS "não julgueis, para que não sejais julgados". Aí está, somente mo exemplo, uma ordem divina que não consta dos 10 mandamentos. O adventismo do 7° dia pratica o que podemos chamar de decalogolatria. Para eles o Decálogo é objeto de culto. Já foi dito que esta seita é uma fábrica de fariseus e legalistas. Nós, porém pregamos a CRISTO e este ressurreto.
A Guarda da Lei e o Sábado
Em outro texto a senhora White diz: "E quando o Éden florescer novamente na terra, o santo e divino dia de repouso será honrado por todos debaixo do sol. Desde um Sábado até o outro, os habitantes da glorificada terra irão adorar perante mim, diz o Senhor" (M. M. 1956, pág.59)
Observou o "diz o Senhor". Acontece que este "senhor" que Ellen G. White se refere neste texto, não pode ser o Nosso Senhor, o DEUS de Israel, o Criador do céu e da terra e Pai do nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO, Pois Ele não se contradiz e na Bíblia está escrito em Ap 21 :23 e 25 e 22:5, que na cidade santa não haverá noite, nem sol e nem lua, pois a glória de DEUS a tem alumiado e o Cordeiro é a sua lâmpada. Esta é a marca do falso profeta: Diz que DEUS disse quando Ele não falou. Sai do meio deles povo de DEUS,pois o Senhor é contra os falsos profetas (Jr 23:31).
Os adventistas ensinam que a lei deve ser dividida em várias categorias (Lições da Escola Sabatina, pág. 18, 08/01180):
1 - Lei moral;
2 - Lei Cerimonial;
3 - Lei Civil;
4 - Estatutos e juízos; e
5 - Leis de Saúde.
Não obstante, afirmarem ser esta classificação artificial. Isto é apenas um exemplo das manobras e malabarismos que eles fazem para levar os incautos e despercebidos a cumprirem seu obcecado desejo da guarda do Sábado.
Vamos ver agora o que a Bíblia diz acerca destas cousas:
1°) Com relação a lei a palavra de DEUS nos diz que nós estamos debaixo da lei de CRISTO (ICo 9:21), e que devemos cumpri-Ia (GI6:2), e qual é a lei de CRISTO:
Em Mc 12:29 está escrito:
"E JESUS respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve Israel, o Senhor nosso DEUS, é o único Senhor. Amarás, pois ao Senhor, teu DEUS, de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes".
2°) Sobre a guarda do Sábado.
Em Os 2:11 está escrito:
"E farei cessar todo seu gozo, e as suas festas, e as luas novas, e os seus Sábados e todas as suas festividades". E, em Jr 31:31 diz; "Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá."
Nestes dois textos proféticos da Palavra de DEUS fica claro a determinação do Senhor de mudar os antigos preceitos e ordenanças e estabelecer uma nova Aliança ou Concerto. O que se cumpriu com promulgação no Novo Testamento por JESUS CRISTO. Todos nós sabemos que não é possível impor dois concertos sobre o mesmo negócio. O concerto novo invalida o velho. Como prova citamos dois textos que deixam bem claro esta verdade:
a) Rm 7:4-6 "Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei,por meio do corpo de CRISTO, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, para que frutifiquemos para DEUS. Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte. Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra."
b) CI 2:14-17 "tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. Ninguém, pois,vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das cousas que haviam de vir; porém o corpo é de CRISTO."
(Atos 15.28-29, 2Coríntios 3.3-18 e Hebreus 8.6-13 e 10.9)
Portanto, amados irmãos, através desta explanação bíblica fica bem claro, que nós os crentes neotestamentários temos que nos submeter é a Lei de CRISTO e não à lei que DEUS deu a Moisés. Agora eu te pergunto: Será que os adventistas circuncidam seus varões? Eles estão tão agarrados à lei, será que ainda praticam sacrifícios de animais aos moldes da antiga aliança? Será que os adventistas não entendem o ensino proposto pelo Senhor JESUS, de que não se põe remendo de pano novo em vestes velhas? (Marcos 2:21).
Domingo, o verdadeiro dia do cristão.
Domingo no Novo Testamento, é chamado de "o dia do Senhor". Em latim, "Dominica Die" de onde se deriva seu nome nas línguas neolatinas. Não o Dia do Senhor alusivo a segunda vinda de CRISTO que é "parusia", conforme está escrito em At 2:20; lC05:2 e 5; 2Pe3:10 e 1 Ts5:2. Mas uma expressão nova e vocábulo exclusivo do cristianismo. A Palavra "Domingo", bem como suas análogas, não existia em nenhuma língua do mundo até o final do primeiro século, quando o apóstolo João criou a expressão grega: "Kyriake hemera". Kyriacos é uma forma adjetivada da palavra "kyrios" (senhor) e significa literal e exatamente: Pertencente ao Senhor, ou seja, senhorial ou dominical e não "do Senhor", como lemos em algumas das nossas traduções. A tradução literal de Ap1:10 seria: "Eu fui arrebatado pelo ESPIRITO no Dia Senhorial". Porém este adjetivo: Senhorial, derivado de Senhor, raramente é usado. O seu sinônimo é: Dominical, porque o português é uma língua neolatina. Senhor em latim é: Dominus. (Quando dizemos Dom Pedro li estamos abreviando a palavra dominus, para dizer: Senhor Pedro 11). A palavra portuguesa: "Domingo", não é encontrada nos textos originais da Bíblia, assim também como outras palavras conhecidas como; Casa, pai, sábado, mas sim suas correspondentes nas línguas hebraica, aramaica e grega. Domingo, é a tradução literal da expressão criada pelo apóstolo João: "Kyriake hemera", vertida para o latim como: "Dominica Die" e corretamente traduzida para o português como: "Domingo", o Dia da Ressurreição!
Os dois bodes expiatórios
As coisas ficam ainda piores quando eles interpretam o texto de Lv 16:5, 10 e 20 e passam a sustentar duas terríveis heresias: Primeira, que satanás terá de levar sobre si os pecados dos remidos e expia-Ios, fazendo-o assim co-redentor; segunda, que o próprio satanás será um dia aniquilado.
Observe só como eles eram. Os dois bodes que simbolizavam a expiação do povo de Israel naquele tempo representavam unicamente as duas fases da expiação de JESUS: A dos pecados pela morte e o perdão de DEUS, que promete apagar as nódoas dos pecados e nunca mais se lembrar deles (SII03:3, 12; Is 43:25; Mq 7:19).
De maneira nenhuma podemos aceitar tal asneira de afirmar que satanás vai levar sobre si nossos pecados; o diabo não é redentor e nem tem parte na redenção do homem, muito pelo contrário, satanás é o tentador, o ladrão, o mercenário e veio para matar, roubar e destruir (Jo 10:10). A redenção é obra exclusiva do Senhor JESUS (Jo 3:16; At 4:12). Em Isaías 53 está escrito: "Verdadeiramente, Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si e nós o reputamos por aflito, ferido de DEUS e oprimido" (vs. 4) " ... Porque as iniqüidades deles levará sobre si" (vs. 11) " ... Mas Ele levou sobre si o pecado de muitos" (vs. 12). E em lPe 2:24 "Levando Ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados."
Como você pôde ver a obra da redenção é exclusivo do Senhor JESUS, e Ele não precisou e nem precisa da ajuda de ninguém, muito menos do derrotado do diabo.
Quanto à afirmação adventista de que o diabo será aniquilado para que nossos pecados sejam cancelados, nós citaremos somente um texto bíblico para desbaratinar essa fragrante mentira: Apocalipse 20:10 "O diabo que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre."

Racismo
Ellen G. White, fundadora e cognominada "mensageira e profetisa" da Igreja Adventista, cujos escritos os adventistas declaram inspirados por DEUS e com a mesma autoridade que a Bíblia, em livro de sua autoria, M. E., vol. 11, págs. 343,4 e 483, desaconselha os casamentos misto, ou seja, de negro com branco, dando a entender que na opinião dela a raça negra é inferior e deixando claro que esta seita, aos moldes do mormonismo, também é racista. Mas a Bíblia afirma que para DEUS todos os homens são. iguais e que DEUS não faz acepção de pessoas. Todo homem de qualquer povo,nação ou raça que se aproxima de DEUS arrependido e que confessa JESUS como Senhor e Salvador único e suficiente de sua alma, DEUS o recebe e o salva, pois pela graça sois salvos mediante a fé no Senhor JESUS.
Dormência da alma, inexistência do inferno e extinção dos ímpios
O fato de os adventistas considerarem os escritos ou palavra canônica de Ellen G. White como revelação fundamental, e até mesmo como regras de fé ou "terceiro testamento" e a Bíblia como mero• documento de confirmação, é o que os leva a defender doutrinas heréticas como: Dormência da alma, inexistência do inferno e extinção dos ímpios.
Bastaria, para refutar biblicamente estas três heresias de uma só vez, citar Lucas 16:19-31; texto cujo título é "o rico e Lázaro", mas citaremos outras referências como suporte para lançarmos estas heresias por terra de uma vez por todas: Lc 3:17, 23:43; Hb 10:27, 12:22 e 23; lPe 3:19-20; 2Pe 2:9; Mc 9:43-48; Mt 5:22, 8:11-12, 18:8-9, 25:41 e 46; Dn 12:2; Jd 7; Ap 19:20,20:10 e 14-15,21:8 e Pv 15:24 entre outras. A alma do homem no estado intermediário entre a morte e a ressurreição é plenamente consciente. O justo, aquele que é justificado pelo sangue de JE US, tem consciência do gozo no paraíso, enquanto aguardam a ressurreição e os ímpios tem consciência do terrível sofrimento e da punição eterna no inferno e depois no lago de fogo e enxofre. Não adianta querer, com meras palavras sem o mínimo fundamento, torcer ou mudar uma verdade, pensando que com isso facilitaria as coisas. A única maneira de uma pessoa se ver livre da punição eterna e do inferno, é aceitando JESUS como único e suficiente salvador, e sendo fiel e obediente a sua palavra.
Fontes: Revista Defesa da Fé, site: www.capc.org.br e a Bíblia Sagrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário