quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CRISE DE IDENTIDADE



Pr. Vandeir Ribeiro

Nos últimos tempos temos presenciado coisas estranhas na área comportamental em meio a população brasileira, que até autoridades especializadas estão com uma pulga atrás da orelha.
O perfil comum dos brasileiros, que era no geral de pessoas cordatas, humildes no trato e na aparência, simples, pacificas, honestas, bondosas, piedosas, gentis, amorosas e hospitaleiras. Agora tem mostrado outra face que traz preocupação até aos mais indiferentes: Crime organizado, crueldade, frieza, desamor, desrespeito a autoridades, idosos, mulheres grávidas, crianças e deficientes físicos – propriedade alheia nem se fala; acabou o respeito! A agressividade está estampada nas relações amorosas, familiares e sociais, em níveis tão altos como nunca antes. Os motoristas, muitas vezes, parecem cruéis assassinos em suas poderosas máquinas mortíferas – onde está a doçura, a mansidão e o respeito à vida? Os consumidores se tornaram vorazes, obcecados, às vezes até irresponsáveis chegando a altíssimos índices de calotes. A malícia, a banalização da sexualidade, e a Lei de Gerson se tornaram bandeiras ostentadas por comunidades inteiras. Ser malandro virou sinônimo de esperteza e a apologia a tal comportamento vem transvertida de ritmo musical. Os nossos jovens ingressão na criminalidade e nos vícios cada vez mais cedo e morrem – de maneira tal, que nem nos piores pesadelos se podia imaginar – onde foi parar a doçura, a generosidade e o respeito? Os casos de abusos de idosos, pedofilia, estrupos, violência contra a mulher e crianças, incestos, abortos criminosos, crimes contra o meio ambiente, a natureza e os animais, e suicídios se multiplicam mais e mais – até quando?
Todos nós sabemos que a melhor escola é o exemplo. Aquela estória de “faça o que eu mando e não olha o que eu faço” nunca funcionou! – O mau exemplo vem de cima. E isto ficou visível através da democratização dos meios de comunicação, o interesse de aplicar a justiça de maneira igualitária em conjunto com uma polícia investigativa compromissada com a verdade dos fatos e com o bem social, que trouxe à tona relatos de acontecimentos envolvendo autoridades, que antes permaneciam no maior sigilo. É expressão corrente que os governantes têm a cara do povo, e se isso é verdade o oposto também é verdadeiro. O povo que se corrompe na hora da eleição não tem o direito de exigir lisura daqueles que foram eleitos. O problema é que o mal se espalhou e contaminou também outros setores da sociedade, cujos ocupantes destas cadeiras não necessitam de votos para galgar os mais altos postos. Nestes casos também é verdade que tais indivíduos vieram do meio do povo, foi influenciado de alguma maneira e em algum grau e agora tem o poder de influenciar institucionalmente. A roda vai girando e não para. O resultado não está bom. Aonde vamos parar?
Vamos aos fatos:
Deputado paranaense toma overdose de coquetel mortal (mix de álcool e volante) e montado em sua máquina possante a 160 km/h nas ruas de Curitiba colide com um Ford kA destruindo-o completamente, rasgando-lhe a lata como se fora papel, matando instantaneamente os dois jovens ocupantes. – Pedofilia, abuso de poder, corrupção, conchavos, tramóias, malversação do erário público, envolvimento com o crime organizado, mentiras e impunidade. É o caos!
É claro que não se pode generalizar, pois esta injustiça seria pior que a primeira. Mas, não podemos deixar de notar que estas fagulhas de maus exemplos causam um mal social terrível e ainda pior se forem vistos seus verdadeiros contornos.
Mas nada disso é novidade e não tem poder para assombrar quem conhece a Palavra de DEUS. A Bíblia revela a corrupção moral do homem, do menor até o maior, do mais novo até o mais velho de todas as épocas, e também sua conseqüência. Mas, não é só isso, a Bíblia nos mostra a saída. A Bíblia nos mostra os homens com suas virtudes e defeitos. Seja ele rei, sacerdote, profeta, escriba, jurista, político ou cidadão comum. Veja o que o profeta Miquéias escreveu a respeito: “Ai de mim! Porque estou como quando são colhidas as frutas do verão, como os rabiscos da vindima: não há cacho de uvas para chupar, nem figos temporãos que a minha alma deseja.Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seu irmão com rede.As suas mãos estão sobre o mal e o fazem diligentemente; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, o grande fala dos maus desejos de sua alma, e, assim, todos eles juntamente urdem a trama.O melhor deles é como um espinheiro; o mais reto é pior do que uma sebe de espinhos. É chegado o dia anunciado por tuas sentinelas, o dia do teu castigo; aí está a confusão deles.Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro. Guarda a porta de tua boca àquela que reclina sobre o teu peito.Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa.Eu, porém, olharei para o SENHOR e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá” (Miquéias 7.1-7/ +-700AC).Antes do Profeta Miquéias DEUS falou através do Profeta Joel sobre "pedofilia" e suas conseqüências: "Lançaram sorte sobre meu povo, e deram meninos por meretrizes, e venderam meninas por vinho, que beberam. Que tendes vós comigo, Tiro, e Sidom, e todas as regiões da Filístia? É isso vingança que quereis contra mim? Se assim me quereis vingar, farei, sem demora, cair sobre a vossa cabeça a vossa vingança" (Joel 3.3-4 / +-800AC). Existe um homem que nunca errou. É perfeito. Este nós podemos imitar seguramente: O Senhor JESUS CRISTO. DEUS que se fez homem e habitou entre nós. O eterno Filho de DEUS justo e perfeito que ofereceu-se como sacrifício por toda a humanidade perdida. O Justo pelos injustos. Deu sua vida e a tomou de volta ressurgindo de entre os mortos de uma vez por todas para nunca mais se submeter à morte. Vive e reina eternamente e vira buscar a amada Igreja. Estejamos prontos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário